Skip to content
25/11/2011 / ensinosuperiornobrasil

Como as redes sociais são uma excelente ferramenta de aprendizagem

Numa altura em que a nossa necessidade de estar sempre ligados e interligados a nível profissional e pessoal, as redes sociais parecem ser apenas um mero reflexo da nossa vontade interior que se exterioriza para o mundo virtual.

Uma realidade hoje sem redes sociais, não seria suportável devido a uma crescente necessidade de atenção, interação e desejo de partilha. É curioso: numa sociedade diariamente acusada de ser egoísta e unha de fome, hoje, partilhamos tanto como se calhar nunca o tínhamos feito antes na história. E partilhamos o que é provavelmente a nossa comodidade mais valiosa neste século XXI: a informação.

Partilhamos coisas estúpidas, partilhamos coisas interessantes, partilhamos sentimentos. Fazemos revoluções sem sair do sofá e temos toda a informação que nos interessa num filtro que nós próprios definimos. As redes sociais são mesmo assim.

Agora, será que não seria boa ideia transpor este conceito de rede social para a educação? Eu acho que sim.

Poder interagir com outros alunos, com universidades e professores numa plataforma especial e unicamente dedicada à Educação, não seria ótimo?

Pois. É tão ótimo que alguém já teve esse ideia brilhante. Deparei um desses dias com o site Educalia, apelidado de “A primeira rede social de educação do Brasil”. Bom, se é a primeira ou não, não sei dizer, mas a verdade é que não me lembro de outra com tantas funcionalidades como essa daí.

No Educalia você pode:

–  procurar cursos, universidades em todo o Brasil

–  pode bater papo e esclarecer suas dúvidas com professores e universidades em tempo real

–  comentar os cursos que estudou e perguntar sobre aqueles que quer fazer

–  procurar e se inscrever em cursos ensinados à distância inclusive

Acho mesmo que as coincidências existem e são muito cómicas mesmo. Porque tenho pensado bastante nesse assunto de estarmos viciados em redes sociais nos últimos dias e como seria interessante se conseguíssemos aproveitar as funcionalidades e a maneira como interagimos nas redes sociais para outras áreas, como a educação. E eis que encontro uma rede social que me parece ser exatamente aquilo que estava a pensar.

A partilha, a nova moda do século XXI, faz todo o sentido na Educação. Se falamos de criar uma nova geração de gente esclarecida então é mesmo pela partilha de conhecimento que lá chegaremos. Educação apenas faz sentido se partilharmos o que sabemos para que todos possamos ficar no mesmo nível.

Já chega de açambarcadores de conhecimento que guardam tudo para eles, não acha?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: